quinta-feira, 30 de julho de 2009
Meditação
Para muita gente meditar é ficar parado em posição esquisita durante algum tempo fazendo cara de satisfeito, não sabem que o verdadeiro sentido da meditação está em aplicar o pensamento ao cotidiano, desta maneira fortalecemos nossa mente e aí podemos ter uma qualidade de vida um pouco melhor. Existem muitos charlatões por ai tentando se passar por mestres de kung-fu, eles fazem poses e simulam uma meditação, ensinam à filosofia do jeito deles e tentam de todas as formas assumir um lugar que não pertencem a eles, a verdade sobre a meditação está guardada a sete chaves e só é ensinada aos alunos mais dedicados, quem não conhece o segredo da meditação pode ficar parado meditando por horas a fio que só conseguira ficar cansado, meditar requer uma disposição mental e não um preparo físico, mas muita gente acha que não.
A meditação trás muitos benefícios, entre eles podemos citar o equilíbrio emocional, algo muito importante para nossas vidas, pois uma pessoa desequilibrada tende a errar mais e com isso o desequilíbrio tende a aumentar. A meditação deve ser uma prática diária, o mais difícil, porém não é meditar, mas colocar em prática o que meditamos, assim tudo que queremos vamos conseguir, existe até um termo que explica isto que eu estou falando que é premeditar, note que a palavra é muito usada em jornais e revistas quando dizem “o crime foi premeditado por fulano” ou “a mulher agiu de maneira premeditada”, meditar é levar nossa mente aonde vamos e nunca nos ausentar do corpo por um instante sequer, devemos trazer conosco a força mental e direciona-la ao máximo, meditar é ter a mente em movimento dentro do um espaço limitado por idéias saudáveis e objetivos bem definidos.
As pessoas que tem o hábito de mentir se enfraquecem facilmente por que pensam que todos estão mentindo como elas, por isso não confiam em ninguém, no fundo não conseguem enganar o subconsciente, isto faz com que percam o foco de seus objetivos facilmente. A meditação é o firme propósito de querer algo e consegui-lo, vou dar um exemplo “GRANDES HOMENS POSSUEM GRANDES INIMIGOS, HOMENS MENORES POSSUEM FALSOS AMIGOS”, meditar sobre este ditado e aplica-lo ao nosso dia-a-dia, focar nossa mente nisso e viver conforme este pensamento, e dessa forma que a meditação surte efeito em nossas vidas. Podemos meditar para conseguir algo mais profundo como uma posição melhor no emprego no emprego, para isto devemos ter uma motivação, meditando teremos esta motivação “o homem de vontade fraca promete, mas o homem de vontade forte cumpre” tais palavras devem surtir efeito pratico em nossas vidas. Os ocidentais perdem muito tempo de suas vidas fazendo coisas fúteis, sem nenhum proveito, perdem tempo pensando besteiras e conspirando insanidades, e depois querem ser fortes, esta cultura precisa aprender que a China possui mais de cinco mil anos e já viveu o suficiente para saber o que funciona bem e o que não funciona, devemos aprender com os nossos irmãos orientais e seguir o que nos ensinam sem questionar. O Brasil é um país novo com poucos séculos de existência e não possui ainda uma identidade cultural definida, resultado da grande mistura de povos diferentes que aqui se instauraram, a Bíblia dos hebreus nos ensina que devemos meditar de dia e de noite, lá em Israel as pessoas aprendem a meditar nos textos sagrados e levam uma vida regrada, observando o que dizem os profetas. Na china os alunos das escolas de kung-fu meditam em textos do I-ching e nos escritos de Lao Tsé e são estudiosos da arte mais antiga do mundo, só no Brasil as pessoas não valorizam o que tem, parece que a tradição aqui é jogar fora o que temos, medite sobre isso.
Psicologia
Em nosso estilo trabalhamos a psicologia das relações humanas, neste tema estão contidos os assuntos relacionados aos medos e prazeres que podemos encontrar nesta vida, nosso papel é o de orientar os alunos sobre o que eles irão encontrar no dia-a-dia, seja na escola, em casa, no trabalho ou nas ruas, entendemos que o kung-fu não é apenas uma luta, mas uma maneira de viver, de encarar o mundo, por isso utiliza a psicologia para fazer os alunos entenderem como a vida funciona, um bom exemplo disso é como as drogas entram na vida de homens e mulheres, ricos ou pobres, adolescentes ou adultos.
As campanhas contra o uso de drogas estão erradas, como poderemos dizer para um usuário de drogas que ele não deve fazer isso já que ele esta viciado? A grande cilada se revela e se instaura quando uma pessoa experimenta drogas, seja maconha, craque, êxtase, cocaína, álcool ou chás caseiros de efeito alucinógenos esta entrando num mundo de prazer muito intenso do qual não desejara mais sair, no começo usara apenas em festas ou em jogos para melhorar o seu desempenho, para ter bom humor e sentir-se bem nos lugares aonde vai, mas depois passa a ser dependente disso para fazer tudo o que uma pessoa normal faz. A maioria das pessoas pensa que pode parar quando quiser, mas isso é um engano, todos os traficantes sabem disso por isso não utilizam drogas nem as dão para seus filhos ou familiares, eles sabem que quem experimenta tais substancias se tornara dependentes delas, dessa forma eles oferecem as primeiras doses totalmente de graça.
As campanhas deveriam incentivar as pessoas a não experimentarem drogas, por isso mesmo eu faço um apelo a você que esta lendo esse artigo “JAMAIS EXPERIMENTE DROGAS”. Sou adulto é nunca tive a curiosidade de experimentar tais substancias, alguns amigos meus tiveram essa curiosidade, experimentaram, gostaram, se tornaram dependentes e perderam tudo, alguns já estão mortos. As clinicas de recuperação vivem cheias de pessoas nessa situação, mas os traficantes não estão lá, se quer sabem qual é a sensação produzida pelos produtos que eles vendem, não experimente drogas, evite que você mesmo se torne a próxima vitima.
Golpes Básicos
Os golpes considerados básicos são aqueles que formam a estrutura de um estilo dessa forma temos socos, chutes, golpes com as mãos abertas, rasteiras e estocadas que podem ser feitas com as pontas dos dedos ou nós dos dedos, esses golpes formam o nosso estilo e são repetidos inúmeras vezes ate que o aluno se torne capaz de realizá-los com facilidade.
SOCOS -> Esses golpes são desferidos contra o tórax porque são yang e ferem por dentro e por fora, quando socamos nossas mãos ficam mais fracas do que os nossos braços, isso ocorre porque a energia que sai pela ponta dos dedos retorna para os braços, em nosso estilo não desferimos socos contra a cabeça do oponente porque entendemos que a cabeça não é um lugar para ser socado, na maioria das vezes quebramos ou deslocamos nossos dedos ao socar contra a cabeça de uma pessoa.
CHUTES -> Esses golpes são mais fortes que o soco e podem causar um estrago maior, para aplicar um chute com perfeição devemos aguardar o momento certo, não se começa um combate com um chute, isso é perda de tempo, pois o oponente o defendera facilmente, por essa razão os chutes devem ser aplicados depois que abrirmos à guarda do oponente. Os chutes devem ser treinados muitas vezes, pois nossas pernas são nossas armas naturais secundários, temos muito mais facilidade com as mãos.
GOLPES COM AS MÃOS ABERTAS -> Se bem treinados representam o fim de um combate para o nosso oponente, as palmas são partes do nosso corpo onde conseguimos focar a maior parte de nossa força interior, com as palmas conseguimos treinar pilhas de tijolos ou ferir seriamente um pessoa causando-lhe hemorragia interna, as palmas possuem essa força porque o fluxo energético não é interrompido quando golpeamos exemplo disso são as famosas palma de ferro e palmas de Buda, tais estilos utilizam a força existente na cavidade do dragão, é com as palmas que podemos golpear as cabeças de nossos oponentes, fazendo isso não quebramos os nossos dedos e ainda podemos feri-los internamente.
RASTEIRAS -> Esses golpes não soa letais, servem para desequilibrar o oponente quando este se descuidar de sua base, para aplicar bem uma rasteira devemos aplicá-la nos calcanhares ou na parte externa dos tornozelos, jamais devemos aplicar um rasteira em nosso oponente parado em uma base, pois o tiro poderá sair pela culatra.
ESTOCADAS -> São utilizadas quando o oponente tenta nos segurar, podemos utilizá-la contra partes sensíveis do corpo do nosso oponente como: olhos, garganta, nariz, testículos, costelas, costas da mão, tendões e etc.
Ao treinar os golpes devemos ter a consciência de que cada um tem à hora certa para ser aplicada com sucesso, numa luta real vence aquele que esta melhor preparado e sabe a hora certa de utilizar cada um deles, este é um trabalho que requer paciência e dedicação, como já disse antes os alunos tem que aprender a treinar gradativamente ate que possam adquirir força, rapidez e flexibilidade para realizar os movimentos, esse processo é demorado e precisa ser administrado por professores que conheçam os treinamentos corretos para desenvolvê-los.
Ao treinar chutes e socos podemos utilizar sacos de pancadas, raquetes, aparadores de chutes, para melhorar a força e a precisão dos golpes, os golpes com as mãos abertas precisam de um tratamento especial para que os alunos não se machuquem enquanto treinam.
É preciso treinar cada golpe milhares de vezes para que possa ficar eficiente, devemos fazer com que cada golpe seja desferido com o máximo de energia e só saberemos disso quando golpearmos contra tijolos, chapas de pedra, telhas, blocos de concreto... sem se ferir. Quando chegamos nesse nível é porque estamos utilizando o nosso pleno potencial, aí então os nossos golpes passam a ser a extensão da nossa mente, nem uma outra coisa nos interessa a não ser isso, pois o treinamento que não confere tal habilidade é obsoleto, se torna fraco e ineficiente e é por essa razão que os monges Shaolin treinam diligentemente dia após dia, ano após ano.
domingo, 26 de julho de 2009
Chi kung
A palavra chi kung entre outras coisas quer dizer trabalho com a energia chi, este trabalho é simples e só requer tempo para ser realizado, pelo fato de ser tão simples muitas pessoas não acreditam nos resultados, outros não esperam o tempo suficiente para colher os frutos deste trabalho. Chi kung não é uma brincadeira, nem um esporte, mas a sintetização de um pensamento trabalhado pelo fogo da meditação, é o resultado do pensar forte, tal energia está dentro de nós, na água, no ar, nos alimentos... Para entender o que é o chi darei um exemplo simples, o chi pode ser descrito como a energia que move o coração das pessoas e que os cientistas até agora não sabem como o coração pulsa, mesmo sozinho ele pode pulsar, basta ser estimulado por um eletro choque, sem estar ligado a veias e artérias.
O chi kung originou-se na Índia há mais de oito mil anos, há indícios históricos de que os povos do Egito antigo cultivavam o chi em danças e outros exercícios, muitos questionam a sua eficiência e chegam a não acreditar em certos feitos relatados ou filmados, dizem que tudo é psicológico, talvez seja, mas o fato é que animais como gatos, cães e cavalos são tratados pela acupuntura e respondem muito bem apesar de serem irracionais, os tijolos se quebram e nem mesmo são seres vivos para serem sugestionados, as barras de ferro se dobram e não possuem vida, então qual o mistério?
Para muitos chi kung não passa de um truque de circo, gostam de atribuir leis físicas as demonstrações, se for isso está bom por que a física não desmente, mas explica. Segundo a física quântica somos seres feitos de pura energia, o próprio Albert Einstein disse que a matéria é energia em baixa vibração os átomos são formados de massas de energia negativa, positiva e neutra. Dessa forma podemos concluir que com nos, seres-humanos, não é diferente, em nosso corpo existem milhares de sinais elétricos e eletromagnéticos circulando possibilitando nossa movimentação, nossos pensamentos são produzidos por ondas eletromagnéticas que varrem o cérebro desde a parte da frente até a nuca numa velocidade de quase setecentos quilômetros por hora, o chi se manifesta através de ondas de calor, isto foi comprovado por estudos recentes feitos na universidade do estado dos estados da Califórnia e pela universidade do Arizona.
O ocidental está acostumado a ter conforto, pensa em trabalhar pouco, ganhar muito e levar vantagem em tudo, não aceita perder para um amigo, gosta de dominar sobre os outros e não de liderar, o oriental é diferente, quando nasce já tem por legado levar o conhecimento adquirido por seus pais aos outros, tem no sangue o orgulho de ajudar o seu povo, talvez a cause deste comportamento por parte dos ocidentais seja devido à forma com que foram colonizados por vários povos diferentes, o Brasil, por exemplo, foi colonizado por portugueses, espanhóis e tivemos introduzidos em nosso país, os japoneses, alemães, africanos e tantos outros, cada um com sua cultura e por isso esse país não tenha ainda uma identidade cultural como países como Itália, Japão, China, Israel... Mas quem entra em uma escola de kung-fu deve primeiro deixar sua cultura a parte e começar a pensar como um chinês, buscar seus conhecimentos puros, sua filosofia, só assim é que podemos aprender o kung-fu que funciona, essa historia de misturar as lutas é a mais absurda que já vi em minha vida, não existe kung-fu eficiente sem chi kung, não importa o estilo, pode ser shaolin norte ou sul, wing chun, hung gar, pa kua, tai chi, garra de águia,... Se não for associado ao treinamento de chi kung é fraco.
Quando comecei a dar aulas de kung-fu em Cachoeiro de Itapemirim em 1996 fui criticado por apresentar idéias loucas que não entravam na cabeça de quase todos os professores daqui da cidade, eles diziam que isto era coisa de filme, sem fundamento e sem qualquer interesse por parte das pessoas aqui. Em 1998 comecei a produzir vídeos em VHS e dar aos alunos que consegui para que divulgassem meu trabalho, e ai as opiniões mudaram, começaram a dizer que eu tinha pacto com o diabo, que eu era um mensageiro do anticristo, isso não é normal, outros mesmo vendo o que eu podia fazer insistiam dizendo que tudo aquilo era mentira. Fui chamado para lutar com alguns deles
(não posso citar nomes) e nunca conseguiram me vencer, em 2004 fui para a televisão mostrar o que podia fazer, tudo se transformou em uma grande polemica, professores de outras lutas me perseguiam dizendo que aquilo era truque de circo e que podiam fazer também mas não faziam de jeito algum. O fato é que eu cresci como professor de kung-fu, garanti meu lugar ao Sol e hoje eu fundei a primeira escola de kung-fu em Cachoeiro de Itapemirim, as outras escolas de kung-fu existentes aqui são representações de mestres de São Paulo e outros lugares, os professores ilegais desapareceram, eles davam aulas em campos de futebol, lages, garagens ou galpões sem qualquer estrutura, jamais conseguiram provar qualquer farsa no que eu fazia, inúmeras vezes pedi a eles que tentassem quebrar tijolos como eu quebrava ou serem chutados nas regiões genitais, jamais aceitaram tal coisa. Pelo jeito a coisa deu certo, jamais desafiei alguém por mais fraco que pareça seu estilo, eles que me provocaram com insinuações, mandavam recados, alguns foram na academia onde ministro aulas para ver se era verdade o que falavam de mim.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
A Filosofia do Kung-fu
Desde o princípio quando Bodhidharma criou as rotinas de treinamento para os monges do templo shaolin ele já estava preocupado com a manutenção da saúde física e mental, mas para isso foi preciso a implantação de uma filosofia que conferisse o mínimo de desgaste e o máximo em eficiência. Tal procedimento deu origem a vários métodos de treinamento que se tornaram famosos por toda a China, mas para os ocidentais tudo isso é muito confuso, pois aqui aprendemos que o corpo deve ser exercitado para que os músculos cresçam para adquirir resistência e nunca para fundi-lo a mente, essa concepção surgiu na antiga Índia com o sistema yoga e atravessou gerações e gerações ate chegar aos nossos dias. A fusão do corpo com a mente envolve a preservação de hábitos saudáveis cuja finalidade é evitar o envelhecimento precoce, os strees, insônias, prisões de ventre, cãibras, pneumonias e etc. Mas como podemos evitar doenças se elas são transmitidas por vírus e bactérias?
Já foi provado cientificamente que muitas doenças tem um fundo emocional, são chamadas doenças psicossomáticas, desta forma sentimentos como a ira, o ódio, o rancor são responsáveis pela formação de tumores e problema ligados ao coração, à inveja a avareza e o egoísmo podem contribuir para a formação de tumores malignos. A ansiedade e a insegurança, por exemplo, podem ocasionar problemas relacionados ao sistema digestivo como azias, gastrites, ulceras, diarréias e etc. Pessoas com falta de orgulho e relapsas com a auto-estima baixa costumam desenvolver problemas nos rins e bexiga.
Foi pensando nestas coisas que os mestres de kung-fu associarão os treinamentos físicos como; chutes, socos, rasteiras, rotinas individuais e em dupla aos treinamentos mentais que falam de respeito, humildade, paciência, tolerância, perseverança, observando as regras e as colocando em pratica os alunos podem gozar de uma boa saúde, evitando o strees e melhorando sua qualidade de vida. Quando um mestre ensina que devemos dormir cedo e acordar cedo e porque ele sabe como funciona todo o mecanismo humano, não adianta os alunos tentarem enganar os mestres saindo de madrugada, exagerando nas bebidas, treinando pouco e se alimentando mal, tais atitudes só prejudicarão aos próprios alunos que ficaram doentes, fracos, e não conseguiram evoluir dentro do estilo.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
A resiliencia e o Kung fu
Para muitas pessoas fugir dos problemas é a atitude mais correta, elas entendem que problemas são coisas ruins para o desenvolvimento pessoal, quem disser que problema é bom certamente será taxado de louco, mas o resiliente se torna mais forte com os erros dos outros, não é curioso e nem se da ao luxo de buscar emoções em aventuras, estas pessoas entendem que a vida por mais simples que pareça e sempre uma aventura. O trabalhador se dispõe a fazer o seu trabalho como deve ser feito, mas para que isso seja possível ele enfrenta uma série de dificuldades, estas dificuldades o fortalecem a cada dia, mas somente conseguem ver isto, então quando entramos em uma aula de kung fu encontramos um mundo totalmente novo, cheio de coisas que nos parecem loucas e difíceis de entendermos, mas somente após algum tempo é que compreendemos o porquê de algumas coisas, para chegar ao grau mais alto devemos ser fortes, fortes em todos os sentidos e treinar as nossas mentes para serem fortes, o resiliente faz isso naturalmente sem precisar de empurrão algum, treina sua mente para ser forte a cada instante, se acordar cedo, fazer flexões de braços, correr e lutar contra adversários mais fortes e maiores ou ter que esperar por horas algo que não vem te assusta? Saiba que aos resilientes isso não é nada.
Uma escola de Kung fu é na verdade um centro de treinamento onde os guerreiros se adestram a cada dia, para formar um guerreiro não é preciso lhe acrescentar nada, temos que tirar dele e esculpi-lo como fazemos com a pedra bruta, os alunos chegam na academia cheios de conceitos errados e aí devemos tirar estes conceitos deles, só que muitos não aceitam, querem ditar regras próprias e se afirmar como àquilo que não são, tais pessoas são fracas e possuem uma visão distorcida do mundo e da realidade, acham que Kung fu é uma luta que vai lhes servir de ferramentas para afirmar suas verdades, mas só aprendem Kung fu àqueles que deixam o que sabem em casa e se humilham diante de seus mestres em busca de algum conhecimento. O verdadeiro guerreiro não foge dos problemas, nem tampouco os procura, mas os resolve quando eles aparecem, ser guerreiro não é sair por ai dando chutes e socos, nem escolhendo adversários para enfrentar, o guerreiro enfrenta qualquer coisa, mas sua pior luta é contra si mesmo, os mestres não se cansam de dizer isto, eis aqui algumas qualidades do guerreiro:
01- Diz sempre a verdade não importa o que lhe custe.
02- Cumpre sempre o que promete e se não puder pede desculpas.
03- Aceita ser chamado à atenção quando erra.
04- Reconhece que há superiores a ele.
05- Sabe esperar a hora certa de agir.
06- Ajuda as pessoas sem querer algo em troca.
07- Não reclama de sua sorte.
08- Não desiste fácil de seus objetivos.
09- Não inventa desculpas para se defender.
10- Não julga as pessoas e sim as atitudes.
A TOLERÂNCIA
Para muitas pessoas as artes marciais não passam de formas para oprimir os inimigos quando eles se apresentam a nos, se esquecem de aprender a verdadeira filosofia e por isso desistem de trilhar o caminho a que se propõem.
Arte marcial não existe para brigas na rua, pois as pessoas não toleram tais coisas, em tempos modernos as armas de fogo são usadas para dar cabo dos inimigos sem que tenham chance alguma, mas para nos o kung-fu transcende a barreira da luta corporal e por isso a evolução espiritual e mental se faz necessárias, então os mestres ensinam que o caminho espiritual e feito basicamente de tolerância, se não houver tolerância não há convívio, respeitar o mais forte e muito fácil, o difícil e tolerar os mais fracos nos dando ordens.
O que seria de nossa sociedade se somente os mais fortes tomassem as decisões? No entanto as decisões são tomadas por pessoas mais velhas, mais experientes, isto envolve a tolerância e a capacidade de negociar, se você e um líder deve sempre ter em mente que, a tolerância e a base para uma boa cooperação de seus comandados, às vezes temos que tolerar os erros dos novatos e suportar o autoritarismo dos veteranos que se acham mais donos da verdade do que os outros.
Os mestres de kung-fu ensinam que a tolerância e primordial para o aprendizado desta arte, pois os mestres mesmo estão testando os alunos de tempos em tempos e existem alunos que não suportam isso, eu particularmente considero de suma importância à busca pelo conhecimento espiritual do que o conhecimento técnico, mas temos que tolerar alunos perguntando quando e que eles vão ficar bons? Temos que tolerar alunos com disputas dentro das academias uns com os outros, temos que tolerar também, os pais dos alunos que nos cobram resultados imediatos, temos que tolerar pessoas leigas pensando que o verdadeiro Kung-fu está no cinema e na televisão. Somente com o conhecimento e a experiência e que podemos resolver tais situações, os mestres ensinam que o alto conhecimento nos torna tolerantes então se passarmos uma parte do tempo tentando aprender como nosso corpo funciona de certa forma aprenderemos como funciona o corpo de nosso adversário, pois todos têm dois braços e duas pernas. Pense nisso para se tornarem pessoas melhores.
O Cultivo Interior
Treinar Kung-fu é como fazer um bolo, precisamos de todos os ingredientes, cada movimento e cada exercício têm a sua finalidade por menos importante que pareça embora a grande maioria se interesse pelos movimentos rápidos e por golpes traumatizantes a verdadeira força do Kung-fu vem de movimentos suaves com respiração ritmada e muita concentração. Nas academias modernas de Kung-fu, os professores cada dia mais atendem aos apelos de jovens que querem deixar a tradição, tais jovens se sentem motivados a praticar o Kung-fu voltado para competições, se quer sabem pra que serve a meditação, o Kung-fu para ser eficiente deve moldar o aluno e não o contrario para desenvolver a verdadeira força interior os praticantes devem se alimentar bem, comendo bastante vegetais, pouca carne, essa deve ser consumida um dia sim outro não porque sua digestão demora quarenta e oito horas, beber bastante água pura, digo água pura mesmo e não suco ou chás, dormir cedo em local totalmente escuro e praticar meditação todos os dias, sempre no período entre dezoito horas e sete horas do outro dia.
Nas academias tradicionais os alunos aprendem que sua força interior jamais será superior à força do mestre, nunca o aluno supera o professor, não importa o que ele faça ou quanto ele treine, o respeito e a humildade fazem com que o espírito do aluno se torne manso e pacifico, os alunos acham que não, mas os mestres relutam em dominar o espírito agressivo de cada aluno preparando-os para um dia se tornarem mestres também.
Conhecendo nosso estilo.
NOSSO ESTILO: Na Associação Kuen Lung de Kung-Fu treina-se o estilo Fushe Tchi Dien (em mandarim) Boxe do tigre e da Serpente, Fu Yin She Chuan(em catonês) o qual combina as técnicas dos dois estilos e a força do Soco Shao Lin.
Ao todo são dezesseis katis desenvolvidos. Com este treinamento pretende-se resgatar a prática dos exercícios marciais do antigo templo Shao Lin dando extrema importância ao controle mental, o que supera em muito as práticas físicas adotadas em diversas escolas.
Neste estilo enfatiza-se o uso do Chi como elemento primordial para o desenvolvimento das técnicas marciais.
O sistema todo é composto de rotinas individuais e em dupla com treinamento básico intermediário e avançado.
Durante a prática o aluno deve desenvolver a técnica do corpo de ferro a qual lhe dará a capacidade de conferir aos golpes a dureza necessária para que obtenha-se sucesso. Para tanto são feitos testes de quebramento nos quais o aluno aprende a controlar corretamente sua energia, tais testes são realizados quando o aluno chega a faixa preta(8º Nível).
Ao todo o estilo é dividido em dezesseis níveis de treinamento e para cada nível há um tempo pré-estabelecido (ver tabela abaixo).