sexta-feira, 24 de julho de 2009
A Filosofia do Kung-fu
Desde o princípio quando Bodhidharma criou as rotinas de treinamento para os monges do templo shaolin ele já estava preocupado com a manutenção da saúde física e mental, mas para isso foi preciso a implantação de uma filosofia que conferisse o mínimo de desgaste e o máximo em eficiência. Tal procedimento deu origem a vários métodos de treinamento que se tornaram famosos por toda a China, mas para os ocidentais tudo isso é muito confuso, pois aqui aprendemos que o corpo deve ser exercitado para que os músculos cresçam para adquirir resistência e nunca para fundi-lo a mente, essa concepção surgiu na antiga Índia com o sistema yoga e atravessou gerações e gerações ate chegar aos nossos dias. A fusão do corpo com a mente envolve a preservação de hábitos saudáveis cuja finalidade é evitar o envelhecimento precoce, os strees, insônias, prisões de ventre, cãibras, pneumonias e etc. Mas como podemos evitar doenças se elas são transmitidas por vírus e bactérias?
Já foi provado cientificamente que muitas doenças tem um fundo emocional, são chamadas doenças psicossomáticas, desta forma sentimentos como a ira, o ódio, o rancor são responsáveis pela formação de tumores e problema ligados ao coração, à inveja a avareza e o egoísmo podem contribuir para a formação de tumores malignos. A ansiedade e a insegurança, por exemplo, podem ocasionar problemas relacionados ao sistema digestivo como azias, gastrites, ulceras, diarréias e etc. Pessoas com falta de orgulho e relapsas com a auto-estima baixa costumam desenvolver problemas nos rins e bexiga.
Foi pensando nestas coisas que os mestres de kung-fu associarão os treinamentos físicos como; chutes, socos, rasteiras, rotinas individuais e em dupla aos treinamentos mentais que falam de respeito, humildade, paciência, tolerância, perseverança, observando as regras e as colocando em pratica os alunos podem gozar de uma boa saúde, evitando o strees e melhorando sua qualidade de vida. Quando um mestre ensina que devemos dormir cedo e acordar cedo e porque ele sabe como funciona todo o mecanismo humano, não adianta os alunos tentarem enganar os mestres saindo de madrugada, exagerando nas bebidas, treinando pouco e se alimentando mal, tais atitudes só prejudicarão aos próprios alunos que ficaram doentes, fracos, e não conseguiram evoluir dentro do estilo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário