Todo o treinamento chi kung consiste em algumas fazes que devem ser executadas uma após outra, algumas escolas ensinam que o primeiro passo é a meditação, outras escolas ensinam que a meditação deve ser o último passo, ambos estão corretos. Basicamente existem dois tipos de meditação, a taoísta que pode ser feita em qualquer lugar independente de uma postura e a meditação budista com local e hora determinados, toda meditação tem por objetivo fazer com que a energia chi seja recolhida para o dan tien e somados a isso existem os requisitos auxiliares como, por exemplo: diminuir os batimentos cardíacos, entrar no estado alfa, estabilizar o conteúdo emocional, isso pode ser feito através de recursos mentais e atitudes corretas, se fizermos isso durante todo o dia estaremos acumulando energia mais do que gastamos e com isso aumentaremos nossa vitalidade.
O segundo passo para o desenvolvimento desta técnica é a expansão da energia, isso ocorre quando praticamos os katis ou tao lus, as escolas modernas desconsideram a utilidade de tais exercícios, alegam que esta forma de treinamento esta ultrapassada, pois não passa de uma coreografia ensaiada com defesas e ataques que não condizem com a realidade de um combate, este conceito esta errado, pois a verdadeira função dos katis é harmonizar a cinco forças interiores que provem dos cinco órgãos, cinco vísceras e cinco sentidos somados aos movimentos de braços e pernas. Quando executamos um kati devemos fazer a energia fluir do dan tien para as mãos conforme mostra a figura abaixo.
A energia que provem do dan tien promove também estabilidade aos movimentos das pernas, na figura abaixo podemos ver como a energia produz uma raiz que sai das pontas dos dedos e também do calcanhar, este fluxo energético circula em toda a perna por dentro e por fora obedecendo ao comando mental.
Quando golpeamos com a mão aberta o fluxo de energia forma uma bola bem no meio da palma, este ponto é chamado cavidade do dragão, fica entre o monte de marte e o monte de Vênus.
Durante os treinamentos dos katis a energia deve ser canalizada para várias partes do corpo como já foi dito anteriormente, na figura abaixo podemos ver como a energia pode ser desperdiçada se não fecharmos as mãos de forma correta, o dedo polegar deve se juntar aos outros dedos para que esta energia forme uma bola quando fecharmos as mãos.
Ao fazermos isso estamos fortalecendo o nosso braço, isso é conveniente para evitar torções.
Nessa figura estamos vendo o local exato onde a energia deve ser concentrada quando desferimos um soco, os socos podem ferir um adversário por dentro e por fora, mas devemos evitar socos contra a cabeça de nossos oponentes.
Os golpes desferidos com as palmas possuem um foco mais amplo e um raio de ação maior, na figura abaixo podemos ver ate onde esta energia pode ser projetada quando realizamos um golpe com a mão aberta, é dessa maneira que quebramos pilhas de tijolos.
Aqui podemos ver como a energia pode ser projetada para as pontas dos dedos, este golpe pode ser utilizado para atacar pontos de pressão e causar inclusive a morte instantânea de um oponente.
Olá me chamo Levi, Vi seus videos no youtube e me interesei bastante pois sou facinado em uma area do kungfu o controle de (chacra) ou chi como vocês chamam.Gostaria de saber mais sobre a intensificação e manipulação do chi pelo corpo e como abrir todos os pontos de onde é formado o chi para um melhor treinamento voltado usando o taijitsu(arte marcial de combate),acrecentando a manipulação do chi. VLw "Mestre"
ResponderExcluireu nao sei se isso e verdade ou nao mas fiquei estranha mente interesado
ResponderExcluiremtao queria saber como usar o meu chi