domingo, 26 de julho de 2009

Chi kung




A palavra chi kung entre outras coisas quer dizer trabalho com a energia chi, este trabalho é simples e só requer tempo para ser realizado, pelo fato de ser tão simples muitas pessoas não acreditam nos resultados, outros não esperam o tempo suficiente para colher os frutos deste trabalho. Chi kung não é uma brincadeira, nem um esporte, mas a sintetização de um pensamento trabalhado pelo fogo da meditação, é o resultado do pensar forte, tal energia está dentro de nós, na água, no ar, nos alimentos... Para entender o que é o chi darei um exemplo simples, o chi pode ser descrito como a energia que move o coração das pessoas e que os cientistas até agora não sabem como o coração pulsa, mesmo sozinho ele pode pulsar, basta ser estimulado por um eletro choque, sem estar ligado a veias e artérias.
O chi kung originou-se na Índia há mais de oito mil anos, há indícios históricos de que os povos do Egito antigo cultivavam o chi em danças e outros exercícios, muitos questionam a sua eficiência e chegam a não acreditar em certos feitos relatados ou filmados, dizem que tudo é psicológico, talvez seja, mas o fato é que animais como gatos, cães e cavalos são tratados pela acupuntura e respondem muito bem apesar de serem irracionais, os tijolos se quebram e nem mesmo são seres vivos para serem sugestionados, as barras de ferro se dobram e não possuem vida, então qual o mistério?


Para muitos chi kung não passa de um truque de circo, gostam de atribuir leis físicas as demonstrações, se for isso está bom por que a física não desmente, mas explica. Segundo a física quântica somos seres feitos de pura energia, o próprio Albert Einstein disse que a matéria é energia em baixa vibração os átomos são formados de massas de energia negativa, positiva e neutra. Dessa forma podemos concluir que com nos, seres-humanos, não é diferente, em nosso corpo existem milhares de sinais elétricos e eletromagnéticos circulando possibilitando nossa movimentação, nossos pensamentos são produzidos por ondas eletromagnéticas que varrem o cérebro desde a parte da frente até a nuca numa velocidade de quase setecentos quilômetros por hora, o chi se manifesta através de ondas de calor, isto foi comprovado por estudos recentes feitos na universidade do estado dos estados da Califórnia e pela universidade do Arizona.
O ocidental está acostumado a ter conforto, pensa em trabalhar pouco, ganhar muito e levar vantagem em tudo, não aceita perder para um amigo, gosta de dominar sobre os outros e não de liderar, o oriental é diferente, quando nasce já tem por legado levar o conhecimento adquirido por seus pais aos outros, tem no sangue o orgulho de ajudar o seu povo, talvez a cause deste comportamento por parte dos ocidentais seja devido à forma com que foram colonizados por vários povos diferentes, o Brasil, por exemplo, foi colonizado por portugueses, espanhóis e tivemos introduzidos em nosso país, os japoneses, alemães, africanos e tantos outros, cada um com sua cultura e por isso esse país não tenha ainda uma identidade cultural como países como Itália, Japão, China, Israel... Mas quem entra em uma escola de kung-fu deve primeiro deixar sua cultura a parte e começar a pensar como um chinês, buscar seus conhecimentos puros, sua filosofia, só assim é que podemos aprender o kung-fu que funciona, essa historia de misturar as lutas é a mais absurda que já vi em minha vida, não existe kung-fu eficiente sem chi kung, não importa o estilo, pode ser shaolin norte ou sul, wing chun, hung gar, pa kua, tai chi, garra de águia,... Se não for associado ao treinamento de chi kung é fraco.

Quando comecei a dar aulas de kung-fu em Cachoeiro de Itapemirim em 1996 fui criticado por apresentar idéias loucas que não entravam na cabeça de quase todos os professores daqui da cidade, eles diziam que isto era coisa de filme, sem fundamento e sem qualquer interesse por parte das pessoas aqui. Em 1998 comecei a produzir vídeos em VHS e dar aos alunos que consegui para que divulgassem meu trabalho, e ai as opiniões mudaram, começaram a dizer que eu tinha pacto com o diabo, que eu era um mensageiro do anticristo, isso não é normal, outros mesmo vendo o que eu podia fazer insistiam dizendo que tudo aquilo era mentira. Fui chamado para lutar com alguns deles
(não posso citar nomes) e nunca conseguiram me vencer, em 2004 fui para a televisão mostrar o que podia fazer, tudo se transformou em uma grande polemica, professores de outras lutas me perseguiam dizendo que aquilo era truque de circo e que podiam fazer também mas não faziam de jeito algum. O fato é que eu cresci como professor de kung-fu, garanti meu lugar ao Sol e hoje eu fundei a primeira escola de kung-fu em Cachoeiro de Itapemirim, as outras escolas de kung-fu existentes aqui são representações de mestres de São Paulo e outros lugares, os professores ilegais desapareceram, eles davam aulas em campos de futebol, lages, garagens ou galpões sem qualquer estrutura, jamais conseguiram provar qualquer farsa no que eu fazia, inúmeras vezes pedi a eles que tentassem quebrar tijolos como eu quebrava ou serem chutados nas regiões genitais, jamais aceitaram tal coisa. Pelo jeito a coisa deu certo, jamais desafiei alguém por mais fraco que pareça seu estilo, eles que me provocaram com insinuações, mandavam recados, alguns foram na academia onde ministro aulas para ver se era verdade o que falavam de mim.

Um comentário:

  1. MAIS A PERGUNTA Q NÃO SE CALA! O SEU KUNG FU TEM CONTATO DIRETO COM O OPONENTE? TEM AULA DE DEFESA E ATEQUE? MEU IMAIL É junior.lobisomem@bol.com.br

    ResponderExcluir