quinta-feira, 30 de julho de 2009

Golpes Básicos


Os golpes considerados básicos são aqueles que formam a estrutura de um estilo dessa forma temos socos, chutes, golpes com as mãos abertas, rasteiras e estocadas que podem ser feitas com as pontas dos dedos ou nós dos dedos, esses golpes formam o nosso estilo e são repetidos inúmeras vezes ate que o aluno se torne capaz de realizá-los com facilidade.



SOCOS -> Esses golpes são desferidos contra o tórax porque são yang e ferem por dentro e por fora, quando socamos nossas mãos ficam mais fracas do que os nossos braços, isso ocorre porque a energia que sai pela ponta dos dedos retorna para os braços, em nosso estilo não desferimos socos contra a cabeça do oponente porque entendemos que a cabeça não é um lugar para ser socado, na maioria das vezes quebramos ou deslocamos nossos dedos ao socar contra a cabeça de uma pessoa.



CHUTES -> Esses golpes são mais fortes que o soco e podem causar um estrago maior, para aplicar um chute com perfeição devemos aguardar o momento certo, não se começa um combate com um chute, isso é perda de tempo, pois o oponente o defendera facilmente, por essa razão os chutes devem ser aplicados depois que abrirmos à guarda do oponente. Os chutes devem ser treinados muitas vezes, pois nossas pernas são nossas armas naturais secundários, temos muito mais facilidade com as mãos.


GOLPES COM AS MÃOS ABERTAS -> Se bem treinados representam o fim de um combate para o nosso oponente, as palmas são partes do nosso corpo onde conseguimos focar a maior parte de nossa força interior, com as palmas conseguimos treinar pilhas de tijolos ou ferir seriamente um pessoa causando-lhe hemorragia interna, as palmas possuem essa força porque o fluxo energético não é interrompido quando golpeamos exemplo disso são as famosas palma de ferro e palmas de Buda, tais estilos utilizam a força existente na cavidade do dragão, é com as palmas que podemos golpear as cabeças de nossos oponentes, fazendo isso não quebramos os nossos dedos e ainda podemos feri-los internamente.



RASTEIRAS -> Esses golpes não soa letais, servem para desequilibrar o oponente quando este se descuidar de sua base, para aplicar bem uma rasteira devemos aplicá-la nos calcanhares ou na parte externa dos tornozelos, jamais devemos aplicar um rasteira em nosso oponente parado em uma base, pois o tiro poderá sair pela culatra.

ESTOCADAS -> São utilizadas quando o oponente tenta nos segurar, podemos utilizá-la contra partes sensíveis do corpo do nosso oponente como: olhos, garganta, nariz, testículos, costelas, costas da mão, tendões e etc.

Ao treinar os golpes devemos ter a consciência de que cada um tem à hora certa para ser aplicada com sucesso, numa luta real vence aquele que esta melhor preparado e sabe a hora certa de utilizar cada um deles, este é um trabalho que requer paciência e dedicação, como já disse antes os alunos tem que aprender a treinar gradativamente ate que possam adquirir força, rapidez e flexibilidade para realizar os movimentos, esse processo é demorado e precisa ser administrado por professores que conheçam os treinamentos corretos para desenvolvê-los.

Ao treinar chutes e socos podemos utilizar sacos de pancadas, raquetes, aparadores de chutes, para melhorar a força e a precisão dos golpes, os golpes com as mãos abertas precisam de um tratamento especial para que os alunos não se machuquem enquanto treinam.
É preciso treinar cada golpe milhares de vezes para que possa ficar eficiente, devemos fazer com que cada golpe seja desferido com o máximo de energia e só saberemos disso quando golpearmos contra tijolos, chapas de pedra, telhas, blocos de concreto... sem se ferir. Quando chegamos nesse nível é porque estamos utilizando o nosso pleno potencial, aí então os nossos golpes passam a ser a extensão da nossa mente, nem uma outra coisa nos interessa a não ser isso, pois o treinamento que não confere tal habilidade é obsoleto, se torna fraco e ineficiente e é por essa razão que os monges Shaolin treinam diligentemente dia após dia, ano após ano.

4 comentários:

  1. nossa quero aprender kung fu e estou aprendendo um pouco com voces por favor coloquem mais videos no youtube quero ficar fera no kung fu

    ResponderExcluir
  2. Quero aprender técnicas de respiração pois sofro de bronquite e ansiedade.

    ResponderExcluir
  3. Foda fazer o trabalho de educação fisica ajudou bastante e boa sorte Paulo com o Kung Fu uiaaa

    ResponderExcluir